De Série: Sabores de Israel

Sabe aquele pastelzinho de feira, ou aquele cachorro-quente da carrocinha tradicional da sua cidade? Comida de rua tem seu valor, não é mesmo? Em Israel também encontramos muitas comidas de rua, a moda Oriente Médio, mas também muito saborosa!

Eu quero compartilhar com você sobre algumas dessas comidas de rua em Israel que eu nunca deixo de comer quando estou visitando o país!

Vou começar falando do Falafel que é muito popular em Israel. E se eu pudesse te explicar com palavras, diria que é tipo um salgadinho do Oriente médio! é um bolinho frito delicioso feito  de grão de bico e alguns temperos.

Você pode experimentar esta delícia como aperitivo ou como entrada antes das refeições, por exemplo, mas também pode fazer do Falafel uma refeição.

Falafel + Pão de pita + Saladas israelenses + Hummus é igual a um sanduíche muito comum em Israel e se tornou famoso entre os vegetarianos e veganos como um lanche de rua sem carne!

A segunda comida de rua típica entre os israelenses, e uma das mais conhecidas de Israel é o shawarma, que é um sanduíche de carneiro ou peru com pão de pita, vegetais e pastas. A carne é assada em um espeto vertical com os temperos típicos de Israel.

Uma dica de lugar para comer shawarma é no Moshiko, que é uma rede de restaurantes como se fosse o Mcdonalds do Oriente Médio. O moshiko está em muitos lugares e o Shawarma deles é muito bom!

Funciona assim: você chega no restaurante, escolhe o tipo de carne que deseja, o atendente corta do espeto vertical giratório, e a carne vem dentro do pão de pita ou em um pão tipo o Wrap, sabe?

Além disso, você escolhe o tipo de salada e molhos que deseja dentro do sanduba. Depois, é só degustar este lanche saborosíssimo!

A romã e a cultura judaica!

E eu não poderia deixar de falar também do famoso suco de romã!

É quase que uma obrigação tomar o suco de romã quando se vai para Israel. Essa bebida é vendida em carrinhos e barracas de frutas e de sucos, ou mesmo em lanchonetes de falafel e shawarma, e custa entre US$ 3 e US$ 5 dólares.

Preparo do suco: É preciso cortar a romã em duas metades e espremer a fruta na hora. O sabor é ótimo, bem doce e a cor é muito bonita, rosa pink. Portanto, estando em Israel, aproveite e beba bastante suco natural de romã.

Além disso, a Romã é muito presente na religião judaica. “ é uma das Sheva Minim ( que significa sete espécies), ou seja, os sete tipos de frutos mencionados na bíblia que haviam na Terra Prometida.

E na tradição Judaica, a quantidade de sementes encontradas em cada fruta, que geralmente somam a média de 600 Sementes, representam os 613 Mitzvots/mandamentos encontrados na Tora!

Mas você, viajante, precisa entender que comida brasileira a gente só encontra no Brasil! O nosso arroz com feijão e bife só tem aqui mesmo! E vamos combinar,  eu já conheço 26 países e a comida brasileira ainda é a minha preferida!

Siga-nos em nossas redes sociais e conheça um pouco mais de Israel e a Terra Santa. E não deixe de baixar nosso e-book gratuito e exclusivo. Só clicar aqui.

Um Beijo no Coração

Shalom!

Priscila Maciel