Série 6 Lugares imperdíveis em Israel – Monte do Templo
Você sabe qual é o principal cartão postal de Jerusalém?
Sim, é o Monte do Templo!
Talvez você esteja familiarizado com a Mesquita do Domo/Cúpula Da Rocha e com a cúpula Dourada, lá é onde está o Monte do Templo.
O local é lindo demais, e, portanto, fotos incríveis podem ser tiradas neste lugar.
Agora, imagine ter uma foto sua no cartão postal de Jerusalém, seria muito legal, não é mesmo?
Mas além de ser um lugar lindíssimo, é também um lugar importante em três aspectos: histórico, bíblico e religioso.
Vou começar falando do ponto de vista bíblico e religioso.
A bíblia fala no livro 1 Crônicas 21 e 22 que o Rei Davi comprou a Eira de Araúna e desejou construir um templo para o Senhor naquele lugar. Sabemos que o Rei Davi foi o idealizador do Templo do Senhor, mas o seu Filho Salomão, que assumiu o seu trono após a sua morte, foi quem construiu o lugar de adoração a Deus. Além disso, o Templo de Salomão passou a ser o lugar mais importante de culto ao Senhor para os judeus. Todos os rituais de adoração a Deus eram feitos naquele lugar! Segundo historiadores, esta construção durou cerca de 7 anos e foi finalizada em 1004 A.C., mas você sabia que o templo foi destruído nos anos de 587 A.C.?
O Templo da época de Jesus é o segundo Templo, o mesmo foi reconstruído após o retorno do povo de Israel do cativeiro na Babilônia. Sua construção foi finalizada nos anos 515 A.C. e Herodes, para ganhar o apoio dos judeus, propôs embelezar/restaurar o templo.
Curiosidade Bíblica
O Monte do Templo também é mencionado na bíblia como Monte Moriá, o mesmo monte da história de Abraão e Isaque!
Curiosidades sobre o local
Nos anos de 637 D.C. Jerusalém foi dominada pelo Califa Omar e, no lugar onde estava o Templo do Senhor, foram construídas a Mesquita de Al Aqsa, a Mesquita de Omar e o Domo da Rocha, o qual foi inaugurado em 691 A.C., e até hoje é um lugar de orações muçulmanas e o segundo lugar mais sagrado para o Islã! Portanto, por este motivo, o mais próximo que os judeus podem chegar deste local é o Muro das Lamentações (saiba mais sobre este local clicando aqui) que, consequentemente, passa a se tornar o local mais importante de oração para a fé judaica!
Como Chegar
Situado na parte oriental/leste de Jerusalém, onde se encontra a Cidade Antiga/Velha, com seus mercados, a Famosa via dolorosa, Jardim do Túmulo, igreja do Santo Sepulcro e o Muro das Lamentações.
As visitações podem ser feitas de domingo a quinta entre 8h30 e 10h30 e entre 13h30 e 14h30, durante os meses de verão. Já nos meses de inverno, este horário se altera, passando a ser das 7h30 às 10h30 e também das 12h30 até 13h30.
Existe somente um acesso, portanto, você deve entrar na cidade antiga de Jerusalém pela Porta do Lixo e caminhar em direção a rampa que dá acesso ao local.
Siga-nos em nossas redes sociais e saiba mais sobre o Monte do Templo. E não deixe de baixar nosso e-book gratuito e exclusivo. Só clicar aqui.
Um Beijo no Coração
Shalom!
Priscila Maciel