Você já se perguntou: por que muitas vezes Jesus ensinava por parábolas?

Fique tranquilo, você não foi o único a fazer esta pergunta!

No Evangelho de Mateus, no capítulo 13 e versículo 10, lemos que depois de Jesus ter ensinado sobre a parábola do Semeador, os discípulos vieram e lhe perguntaram:

“Por que o senhor usa parábolas quando fala ao povo?”.

Jesus também tinha discípulos curiosos!

E tenho certeza que se eu fosse uma das mulheres, que a bíblia conta que fazia parte do time que andava com Jesus, eu seria a mais curiosa de todas.

Iria perguntar tudo nos mínimos detalhes!

Mas gente, Jesus era muito paciente e eu sei que ele iria me responder tudinho. Assim como Ele respondeu aos discípulos, no texto de Mateus 13 versículo 11:

“A vocês é permitido entender os segredos do reino dos céus, mas aos outros não.”

Existem muitas explicações sobre o significado desta resposta de Jesus.

Eu acredito que a forma mais fácil para entender sobre o assunto, é que o Israel da época de Jesus estava cumprindo a profecia de Isaías 6, sobre a dureza de coração e a incapacidade de entender que aquele Jesus era o Messias esperado.

Portanto, por este motivo era muito difícil para as multidões que ouviam Jesus, compreenderem a mensagem do Reino dos Céus trazida pelo Mestre.

Além disso, outra razão é que os discípulos estavam sendo treinados para seguirem espalhando o Evangelho da salvação pelo mundo. E por este motivo, precisavam entender os ensinamentos de Jesus para prosseguirem com esta missão.

Eu entendo que faz muito sentido compreender, por exemplo, o contexto cultural da vida de Jesus no país onde ele morava. Para assim entender de uma forma mais profunda as histórias e explicações do Mestre, sobre o Reino dos Céus através de parábolas.

Jesus ensinou algumas vezes aos discípulos sobre a sua volta à terra, como eles deveriam esperar os sinais do fim dos tempos e qual o comportamento ideal de quem espera.

Eu amo ler e reler sobre este assunto, e por este motivo eu escolhi como primeiro tema desta série…

A parábola sobre as 10 virgens!

Esta Parábola é encontrada em Mateus 25 nos versículos de 1 ao 13, quando Jesus ensina sobre 2 tipos de comportamentos durante a espera do noivo, falando sobre as 5 noivas  prudentes e as 5 Loucas.

As 5 prudentes saíram ao encontro do noivo levando consigo as suas lâmpadas com azeite suficiente para o tempo de espera. Mas as outras 5 chamadas aqui de loucas, não levaram azeite nas suas lamparinas.

Agora me responda, como alguém que espera tanto por algo, não entende que os detalhes sobre o comportamento durante o tempo de espera podem ser definitivos para o sucesso do encontro ou não?

Jesus deixa claro a importância do azeite, que tem uma função específica neste processo.

Como era o casamento judeu na época de Jesus?

Existe uma relação entre o casamento Judaico da época e esta parábola contada pelo Mestre!

Vou te explicar como tradicionalmente funcionava  o casamento Judaico na época de Jesus!

O noivo escolhia a moça e firmava um contrato de casamento com o pai da futura noiva. E depois de tudo acertado entre os dois, o noivo saia sem tempo específico de retorno para preparar um lugar.

Um lugar mesmo! Um aposento para as bodas, ou seja, para lua de mel que teria uma duração de 7 dias.

Mas gente, não era qualquer lugar não, o então noivo tinha que dar o seu melhor na preparação do lugar das bodas, e ainda teria a supervisão do futuro Sogro!

Então, quem determinaria se o local estaria a altura da moça era o pai da noiva!

Por este motivo, depois do contrato de casamento, não se sabia exatamente o tempo que levaria esta espera.

Durante este tempo, a noiva faria os seus preparativos para o casamento, ela fazia as coisas que toda mulher faz: sonhava com o momento do encontro, se preparava para se tornar esposa, organizava o enxoval, etc.

Portanto, o que cabia ao noivo era  preparar o melhor lugar para as Bodas do casamento. E à noiva cabia a paciência do tempo de espera e a preparação que a deixaria pronta para o dia em que o noivo viesse busca-lá!

Qual a importância do óleo?

A tradição Judaica determinava que a noiva deveria estar esperando o noivo com uma lâmpada de óleo, em caso do noivo chegar tarde da noite escura, por que era função desta lamparina trazer luz para o caminho em direção das bodas, pois o noivo viria sem avisar e assim que terminasse o seu trabalho!

Agora, é muito fácil entender o motivo de Jesus ter usado em sua parábola a importância da noiva estar com óleo em sua lamparina, durante todo o tempo de espera!

No último versículo deste texto, Jesus fala:  ‘’Vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora em que o filho do homem há de vir’’.

A lição tirada dessa parábola é..

Algo que eu entendo de forma muito clara nesta Parábola de Jesus sobre as 10 virgens, é que esperar em Deus significa ter o comportamento correto de quem está esperando pela volta de Jesus.

Ou seja, eu preciso estar pronto, fazer a minha parte da preparação, e seguir a orientação do Mestre sobre o que não pode faltar na minha vida para eu estar pronta para ir com o noivo quando ele voltar!

Gente, eu amo falar de  alguns mistérios e revelações sobre os ensinamentos do Mestre Jesus. E quis compartilhar com vocês um pouquinho do que eu tenho aprendido nesta minha conexão com a nação de Israel!

Assista abaixo o nosso vídeo sobre O casamento Judeu e a parábola das 10 virgens!

Siga-nos em nossas redes sociais e conheça um pouco mais de Israel e a Terra Santa. E não deixe de baixar nosso e-book gratuito e exclusivo. Só clicar aqui.

Um Beijo no Coração

 

Shalom!

 

Priscila Maciel