Série Dicas de compras em Israel – Mercado Shuk Mahane Yehuda! Mercado de Jerusalém

Em 2015, eu morei 2 meses em Jerusalém, bem próximo à Jaffa Street, no coração de Jerusalém, e uma das boas recordações de hábitos que eu adquiri durante este tempo, foi o de ir toda Sexta-feira a tarde no mercado Shuk para fazer as compras para o Jantar de Shabat. Você sabia, por exemplo, que uma das festas instituídas por Deus para o povo de Israel, é uma festa semanal para celebrar o início do Shabat?

O Mercado favorito dos Israelenses que moram em Jerusalém é O Mercado Shuk Mahane Yehuda, o Famoso Shuk. Toda sexta-feira este mercado é lotado de israelenses que fazem suas compras para preparar o seu jantar para entrada do dia de Descanso para os Judeus.

Portanto, neste mercado você encontrará: frutas e verduras típicas do país, condimentos, alguns souvenires e várias opções de restaurantes, bares e cafés. Entre eles, eu destaco os seguintes restaurantes:

O Azura, restaurante de comida Mediterrânea e Israelense. Eles fazem um Hummus incrível neste restaurante.

Outro restaurante renomado e que você só conseguirá conhecer com hora marcada é o Mahane Yehuda Restaurant. Ele é um dos restaurante mais sofisticados, entretanto, também serve comida Mediterrânea e Israelense.

O Pasta é um restaurante que eu visitava muito, porque serve comida Italiana, claro que com o tempero do Oriente Médio, mas quando sentia saudades de uma boa pasta, passava por lá!

O que os viajantes mais compram no mercado Shuk:

Os itens que lembram Israel são o que os viajantes mais gostam de comprar neste mercado, por exemplo, menorás, talites, mezuzás, pashminas, chaveiros, malas, bolsas com a palavra Jerusalém, camisetas, tâmaras e muito mais.

Como chegar no local:

Shuk está em uma das mais famosas ruas de Jerusalém, a Jaffa Street , que é a rua por onde passa o bondinho! Se você estiver vindo das compras no mercado Árabe, poderá pegar o bondinho na estação Mamila e descer na Bem Matityahu. Portanto, não se preocupe, você saberá onde descer porque as estações serão anunciadas em: Hebraico, Árabe e Inglês.

Dicas úteis aos viajantes:

A moeda em Israel é o Shekel, que é a mesma moeda utilizada desde os tempos bíblicos. No antigo testamento, na tradução para o português, o nome que se dá a moeda é o Siclo de Prata, já em algumas traduções no Inglês, o nome é Shekel.

Hoje o Shekel equivale a R$ 1,00, mas você não precisa comprar Shekel no Brasil, você pode levar com você dólar ou euros, porque todos os lugares turísticos em Israel aceitam estas moedas como forma de pagamento.

Ah e você pode também utilizar cartão de crédito ou aqueles cartões pré-pagos, mas não se esqueça que sempre que você utilizar cartão você pagará o IOF de 6,38%.

Siga-nos em nossas redes sociais e conheça um pouco mais de Israel e a Terra Santa. E não deixe de baixar nosso e-book gratuito e exclusivo. Só clicar aqui.

Um Beijo no Coração

Shalom!

Priscila Maciel