Você sabe o que é comida Kosher? Eu vou te explicar sobre o assunto contanto algumas das minhas experiências em Israel. Em uma das minhas primeiras viagens para Israel, eu estava em Jerusalém e meu grupo estava fazendo uma atividade livre, então decidi almoçar em um restaurante no coração de Jerusalém, bem pertinho da famosa Rua Ben Yehuda.

Quando eu entrei no restaurante, a recepcionista me perguntou se a mesa era somente pra uma pessoa e depois perguntou se eu comeria carne ou alimentos derivados do leite! No início eu fiquei um pouco confusa, sabe? Mas depois eu me dei conta do motivo da pergunta! Eu perguntei a ela: o Restaurante é Kosher, não é? Ela prontamente respondeu que sim e então eu disse que comeria algo com queijo, e fui levada para o lado do restaurante onde ficavam os derivados do queijo!

Talvez você esteja pensando o mesmo que eu pensei na ocasião: Nossa, que estranho!

Mas eu vou tentar te explicar contando na prática o que é Comida Kosher em Israel? 

Kasher, no hebraico, significa “próprio” ou “adequado”, ou seja, próprio para consumo pelos judeus! E o que determina se o alimento é adequado para o consumo é o que está entre as 613 Mitzvot, que são as leis dadas por Deus ao povo hebreu durante o período que eles estavam peregrinando no deserto, a caminho da Terra Prometida!

Para esta aprovação basicamente 3 etapas precisam ser cumpridas:

A primeira etapa é: tipo de alimento permitido para o consumo;

A segunda etapa é: A forma de armazenamento e preparo desse alimento;

E terceira e última etapa é: A presença de um rabino que precisa participar durante todo o processo de preparo!

Carne e leite na mesma refeição?

Você sabia que é proibido o consumo de carne e leite na mesma refeição?

A proibição de misturar leite e carne em uma mesma refeição tem origem bíblica! Claro, nada é aleatório na expressão de uma cultura tão rica quanto a do povo de Israel.

Mas qual o motivo desta proibição? A explicação está na interpretação deste texto: “Não cozerás o cabrito no leite da sua mãe.’ Exôdos 23:19, 34:26.

Essa é a regra! Ou seja, na preparação, armazenamento ou consumo, não haverá carne (seja a propriamente dita, ou osso, molho, etc) e laticínios juntos.

Além disso, a lei judaica determina que somente seis horas depois de ter consumido carne o judeu poderá consumir um alimento à base de leite. Assim, muitas pessoas em Israel consomem sobremesas sem leite. Curioso, não? Portanto, nada de um sorvetinho de creme depois do churrasco…

Até os utensílios?

Mas existe também uma regra especial no preparo destes alimentos! A regra serve também para todos os utensílios de cozinha, tais como panelas, pratos, talheres, travessas, e até a pia da cozinha! Tudo deve ser separado por bassarí (carne) ou chalaví (leite e derivados). Assim, uma panela que se cozinha carne não poderá ser utilizada para cozinhar alimentos com leite.

Foi por este motivo que eu não pude sentar em qualquer lugar naquele restaurante em Jerusalém!

Você quer conhecer o restaurante Kashér contado na história acima? Clica neste vídeo e assista a história contada direto de Jerusalém!

Siga-nos em nossas redes sociais e conheça um pouco mais de Israel e a Terra Santa. E não deixe de baixar nosso e-book gratuito e exclusivo. Só clicar aqui.

Um Beijo no Coração

Shalom!

Priscila Maciel